Olho aberto

Chegada do verão exige atenção com a segurança nas águas

Banhos em mar, lagoas e rios demandam uma série de cuidados por parte da população

Foto: Rodrigo Ziebell - Consulta aos guarda-vidas e procura por uma área balizada são atitudes essenciais

A chegada do verão, mesmo com dias muitos quentes antecipando a estação, requer bastante cuidado e atenção por parte dos banhistas em águas de mar, lagoas, arroios e rios. A principal dica é escolher locais em que haja guardas-vidas, que foram preparados para todo tipo de salvamento. Até o momento, no Litoral Sul foram quatro salvamentos, dois em Pelotas e dois em São José do Norte.

O comandante da Companhia Especial de Guarda-Vidas - Litoral Sul, capitão Marcelo Saouaya, tem como primeira dica o respeito ao mar. “O banhista não deve testar seus limites e procurar conhecer o local do banho”, afirma.

Em uma longa relação de orientações prestada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul estão ainda a consulta aos guardas-vidas antes de entrar na água, para saber as condições das correntes do mar, e a procura de uma área balizada para entrar na água, que é a área segura. “Pais com crianças pequenas não devem transferir para as boias ou para terceiros a responsabilidade de vigilância de seus filhos. Estejam sempre atentos e acompanhando os passos dos pequenos na areia”, indica. Para o comandante, a pulseira de identificação, com nome e telefone dos responsáveis, é uma boa ferramenta e facilita o trabalho dos guardas-vidas ao localizarem uma pessoa perdida.

O capitão Saouaya diz que os banhistas não podem confiar 100% em boias, objetos flutuantes e pranchinhas, pois eles transmitem uma falsa sensação de segurança e podem levar a pessoa para o fundo do mar sem que ela perceba. Uma dica importante repassada pelo profissional é evitar o consumo de alimentos pesados e bebidas alcoólicas.

“Tente sempre entrar no mar acompanhado, mesmo quando ficar na parte rasa. Se algo ocorrer a uma das pessoas, a outra pode buscar socorro”. O comandante alerta que se vir alguém se afogando, é para chamar imediatamente os guarda-vidas. “Não vá até o afogado, a menos que possua algum objeto flutuante, sob o risco de se tornar uma vítima também”.

Uma das orientações também informadas pelo capitão é que, ao cair em uma corrente de retorno, não se deve lutar contra ela (nadando contra). “Acene imediatamente para os guarda-vidas e tente ficar boiando até a chegada da ajuda. Se souber nadar, nade para o lado (de forma a sair da área da corrente)”.

Por fim, o comandante diz que principalmente no Litoral Sul é preciso seguir as leis de trânsito e dirigir com cuidado, respeitando pedestres e animais. Com essas dicas, o banho se tornará bem mais seguro. Pelo último boletim da Operação Verão, no Litoral Sul foram prestadas 2.050 ações de prevenção, até mesmo porque foi registrado o aparecimento de 186 águas vivas, 177 só no Cassino.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher é encontrada morta em Cerrito Anterior

Mulher é encontrada morta em Cerrito

PRF contabiliza 90 mortes em rodovias federais no feriado de Natal Próximo

PRF contabiliza 90 mortes em rodovias federais no feriado de Natal

Deixe seu comentário